Lisboa é uma das primeiras cidades europeias a receber contadores inteligentes de gás natural na sequência do projeto-piloto Smart Metering que está a ser desenvolvido pela Galp Gás Natural Distribuição e pela Lisboagás, em parceria com a NOS. Estão já instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra.
Neste projeto pioneiro em Portugal os testes decorrem em ambiente real com recurso à mais recente tecnologia de comunicações NarrowBand-IoT (NB-IoT) suportada em novos modelos de contadores e em plataformas de gestão disponibilizadas pela NOS, que permitem uma comunicação de dados mais fiável e ágil.
Os novos contadores inteligentes de gás estabelecem contacto remoto com a plataforma operacional que permite receber, em tempo real, os dados de consumo. Este projeto piloto pretende validar os benefícios associados a esta tecnologia, para que possa vir a ser amplamente utilizada, assegurando assim a obtenção de diversas vantagens para os consumidores, nomeadamente, a garantia de que poderão passar a receber as suas faturas com base em consumos reais, evitando o recurso a estimativas e assegurando uma maior comodidade para o cliente.
Este projeto de Smart Metering insere-se na aposta estratégica da Galp Gás Natural Distribuição, que prevê um roadmap de iniciativas a desenvolver a nível nacional nos próximos meses e que tem como objetivo preparar as infraestruturas para os desafios da transição energética e assegurar a sua digitalização.
De igual forma, para a NOS, este é um projeto importante na sua estratégia de parceria com as principais empresas portuguesas, no caminho para a transformação digital, no qual a capacidade de desenvolver projetos à medida e interligar devices (IoT) é fundamental.
O investimento em inovação e adaptação das infraestruturas de suporte ao negócio são uma constante no grupo Galp, que se encontra a desenvolver diversos projetos na área digital com benefícios para o cliente, proporcionando-lhe novas experiência no contacto com a empresa. Estes são fatores determinantes na aposta da Galp numa estratégia de centralidade no cliente, construindo a relação e o reforço do seu envolvimento com o grupo.
A NOS mantém também uma aposta contínua na Inovação do seu portefólio, infraestruturas e sistemas com total enfoque na experiência do cliente e na introdução de tecnologias que melhorem a experiência dos seus clientes residenciais e empresariais.