A Galp Energia, através do projeto Galp Energy Manager, pretende dotar as PME’s do setor industrial português de ferramentas de monitorização, gestão e controlo que lhes permitam otimizar e reduzir os custos associados aos seus consumos de eletricidade. É uma iniciativa desenvolvida em parceria com a ISA Energy – VPS Group e apoiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos ao abrigo do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo da Energia Elétrica (PPEC).
Com o sistema de gestão energética a instalar nas empresas é garantido um acompanhamento sistemático dos consumos energéticos, possibilitando a sua redução através da identificação de situações anómalas e posterior ação sobre as mesmas, explica em comunicado.
O sistema, através do software integrado de monitorização e gestão de energia Kisense, acompanha em tempo real o consumo geral e o consumo específico de dois circuitos importantes, permitindo uma melhor gestão do horário para colocar os equipamentos em funcionamento e aproveitar a melhor tarifa de energia. Este sistema permite às empresas poupar até 15% de energia de forma rápida e com um baixo investimento, garante a Galp Energia.
As vantagens para as empresas vão muito além da poupança ao permitir, nomeadamente, conhecer em tempo real os consumos elétricos, minimizar os custos operacionais, perceber os custos efetivos de energia, controlar as cargas, analisar os dados de consumo, estabelecer indicadores de desempenho de referência, detetar todas as situações de consumo atípicas e participar em eventos e desafios lançados no projeto direcionados para a gestão da procura.
Os custos associados à aquisição e instalação do sistema de monitorização de energia elétrica serão comparticipados em 80% pelo programa Galp Energy Manager, sendo o restante investimento realizado pela empresa participante.
As empresas interessadas em participar deverão candidatar-se em www.galp-energymanager.com. Será realizado um levantamento técnico inicial com vista ao fornecimento e montagem dos equipamentos de monitorização e controlo de energia nas instalações da empresa. Durante um ano será possível aceder ao software Kisense de forma gratuita, no qual é disponibilizada online a informação relativa aos dados recolhidos (consumos de energia), o controlo remoto dos equipamentos, entre outros.
Energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em 10 meses
Nos primeiros dez meses do ano, as energias renováveis abasteceram 72% do consumo de eletricidade em Portugal. Neste período, a...