Galp Energia dobrou lucros do ano passado
A Galp Energia fechou o terceiro trimestre do ano com resultados líquidos de 180 milhões de euros, um valor superior ao previsto pelos analistas. Nos primeiros nove meses do ano, a empresa registou um resultado líquido ajustado de 490 milhões de euros, mais 254 milhões (+107,6%) que os 236 milhões registados entre janeiro e setembro do ano passado, aumentando, também, no mesmo período, a produção de petróleo e gás natural em 53%, informou a empresa esta segunda-feira.
Segundo a Galp, num comunicado enviado hoje à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta subida foi suportada por um forte aumento nas margens de refinação e distribuição e aumento de produção do petróleo no Brasil.
Na comunicação relativa aos três primeiros trimestres de 2015, a Galp Energia revela que o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 1.255 milhões de euros, “mais 340 milhões do que no período homólogo de 2014”. Na área de Exploração e Produção, o Ebitda caiu 39 milhões de euros face ao período homólogo para 304 milhões de euros. Uma quebra que se deve à “diminuição do preço médio de venda de petróleo e gás natural, apesar da valorização do dólar face ao euro”, explica a Galp. As vendas de gás natural atingiram 5.973 milhões de metros cúbicos (Mm3), refletindo “o aumento das vendas nos segmentos trading e elétrico”, acrescenta.
A petrolífera portuguesa destaca ainda “o investimento de 852 milhões euros, 92% do qual destinado a atividades de exploração e produção, nomeadamente para as atividades de desenvolvimento no campo Lula/Iracema, no bloco BM-S11, no Brasil, e bloco 32, em Angola”.