A Fundação Galp lançou a 10 de fevereiro a primeira fase da edição de 2025 do programa de combate à pobreza energética “Vale Energia”, que pretende apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, em Portugal Continental e nas ilhas, através da disponibilização gratuita de garrafas de gás (GPL).
A iniciativa pretende distribuir 45 mil garrafas de gás doadas pela Galp, o que corresponde a um orçamento de um milhão de euros em 2025. Esta é uma iniciativa promovida pela Fundação Galp em parceria com a ENTRAJUDA, entidade responsável por identificar as famílias em situação de carência económica e vulnerabilidade energética.
O programa pretende contribuir para mitigar a pobreza energética em Portugal, que continua a ser uma realidade preocupante – que afeta quase 20% da população (vivem aproximadamente entre 1,1 e 2,3 milhões de pessoas em situação de pobreza energética moderada e entre 660 e 680 mil pessoas em situação de pobreza energética extrema, segundo estimativas da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2021-2050). Este cenário compromete não só a saúde e o bem-estar das pessoas, mas também o seu poder de compra e qualidade de vida.
O “Vale Energia” reforça assim o apoio àqueles que mais precisam, substituindo o programa “Galp Energia Solidária”. Entre 2022 e 2024, a iniciativa disponibilizou mais de 2,3 milhões de euros em garrafas de gás e equipamentos de aquecimento, beneficiando mais de 2.700 instituições com a entrega de 78.256 garrafas, abrangendo todos os concelhos do território nacional, incluindo Madeira e Açores. Na última edição, esteve presente em 207 concelhos e conta com o envolvimento de mais de 160 revendedores Galp.
A campanha deste ano decorrerá em duas fases: de 10 de fevereiro a 30 de abril e de 15 de outubro a 15 de dezembro.