“Futuro” procura voluntários na Área Metropolitana do Porto
“O Futuro precisa de 100.000 árvores e nós precisamos de TI” é o mote da mais recente campanha lançada pelo “FUTURO – Projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, iniciativa do CRE.PORTO, liderada pela Católica Porto e a Área Metropolitana do Porto.
A acção visa a angariação de voluntários para integrar a Bolsa de Plantadores e, assim, participar na plantação e manutenção de árvores, potenciando a melhoria do território. O projecto, que resulta num esforço de várias organizações e cidadãos, tem como meta reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região. Refira-se que os grandes objectivos da iniciativa são a diversificação e qualificação da paisagem metropolitana, a melhoria da qualidade do ar, o fomento da biodiversidade, o aumento a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da região.
A área de intervenção soma já cerca de 150 hectares e conta com mais de 42 mil árvores nativas (carvalhos, sobreiros, medronheiros, azevinhos, entre outras) plantadas. O projecto conta, ainda, com o envolvimento de inúmeras entidades públicas e privadas e com uma ampla rede de cidadãos voluntários que já integram a Bolsa de Plantadores. Ao todo, 6500 portugueses já são voluntários deste projecto que decorre até 2016 nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.