O furacão Fred, que nos últimos dias atingiu Cabo Verde, passou a tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago, segundo a mais recente informação do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos. Segundo informação disponibilizada na página online do centro, o alerta de tempestade tropical, com ventos de 100 quilómetros por hora, mantém-se apenas para as ilhas de São Vicente, São Nicolau, Santo Antão e Santa Luzia.
Segundo o NHC, cerca das 02h00 de hoje (menos duas horas que em Lisboa) a tempestade localizava-se 90 quilómetros a norte da ilha de Santo Antão e afastava-se do arquipélago a uma velocidade média de 17 quilómetros por hora. A previsão do NHC é que os ventos continuem a perder força nas próximas 48 horas.
O furacão Fred, que na segunda-feira atingiu Cabo Verde, obrigou ao encerramento dos aeroportos das ilhas de São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista para operações domésticas. A Proteção Civil colocou o país em alerta, aconselhando a população a manter-se em casa e afastada de locais de risco. As chuvas e ventos fortes causaram danos nas ilhas do Sal e da Boavista. A Agência Marítima e Portuária (AMP) proibiu todos os barcos de sair ao mar até as condições do tempo melhorarem.