O Fundo LAND e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa assinaram um memorando de entendimento no âmbito da promoção da formação e apoio académico em projetos florestais nacionais e potencialmente internacionais. A colaboração passará, também, pelo desenvolvimento de áreas de capacitação técnica entre as duas entidades, promovendo também a criação de estágios científicos e técnicos em áreas de interesse comum.
De acordo com Angela Lucas, Partner do Fundo LAND, “esta parceria pretende ser a base de uma estreita colaboração entre o Fundo LAND e o ISA, com o objetivo de implementar estratégias, planos, metodologias e projetos de cooperação, com foco nos serviços de ecossistema, ao nível da península ibérica”.
Já António Guerreiro de Brito, presidente do Instituto Superior de Agronomia, esclarece que a colaboração com o Fundo LAND “decorre da intensa atividade de transferência de conhecimento que a universidade mantém ao nível da formação e desenvolvimento de métricas relacionadas com a sustentabilidade agrícola e florestal, tendo por objetivo reforçar processos de inovação relevantes a nível nacional e internacional”.
O Fundo LAND é o primeiro Fundo de Investimento em Portugal baseado na aquisição e gestão responsável de terras rurais e floresta que prossegue objetivos alinhados com a sustentabilidade. Tendo a ambição de ser o projeto de referência em Portugal em matéria de regeneração da floresta nativa e dos ecossistemas naturais, promovendo a biodiversidade e o aumento da capacidade de sequestro e armazenamento de carbono das florestas, o Fundo visa ter um impacto positivo real no território nacional, atenta a dimensão que pretende alcançar e que assenta na capacidade de investimento que visa atingir, de até 500 milhões de euros nos próximos cinco anos.