Foi publicado, esta terça-feira, o aviso do Fundo Ambiental “Construção de Ciclovias no âmbito do Portugal Ciclável (II)”, com uma dotação total de 3,5 milhões de euros, informa o Ministério do Ambiente em nota enviada às redações. Dirigido a municípios contíguos que pretendam construir ciclovias entre os seus territórios ou a Comunidades Intermunicipais, este apoio pretende “promover o uso da bicicleta em meio urbano, em deslocações pendulares, e como complemento à oferta de transportes públicos”, realça a mesma nota.
Com 500 mil euros provenientes de verbas do Programa de Estabilização Económica e Social, este aviso prevê a concessão de um apoio até 75% do custo de construção de cada ciclovia. Com um limite de 150 mil euros por quilómetro construído, cada candidatura tem uma dotação máxima de 750 mil euros, privilegiando-se as ligações cicláveis que permitam atingir o maior número de cidadãos.
De acordo com a nota, pretende-se que as ciclovias a apoiar com este aviso possam ser “executadas de forma célere”, possibilitando aos cidadãos “alternativas de deslocação, simultaneamente seguras e sustentáveis, na fase pós-Covid-19, reforçando-se assim o compromisso nacional de alcançar a neutralidade carbónica em 2050”.