O lema escolhido pelas Nações Unidas este ano para a celebração do Dia Mundial da Água 2016 – “Water & Jobs” – tem o objetivo de sensibilizar para a estreita vinculação entre estes dois âmbitos. Milhões de raparigas em todo o mundo têm de caminhar diariamente cerca de 6 horas para poder recolher água para as suas comunidades e famílias. Como consequência, grande parte delas vê limitado o seu acesso ao mundo laboral e a uma aprendizagem condizente com as suas necessidades. Atualmente, oito em cada dez pessoas que vivem nas zonas rurais carecem de fontes de água potável, o que equivale a um total de 663 milhões de pessoas. Valores que podem ser combatidos com uma maior implicação por parte de todos os intervenientes.
#NoWalking4Water, uma ação de todos
Com o objetivo de denunciar o grande número de horas que cada dia milhões de mulheres e crianças têm que investir na recolha de água, a Fundação We Are Water organiza uma ação de consciencialização com o lema #NoWalking4Water.
Esta campanha, celebrada com o motivo do Dia Mundial da Água, envolve todos os cidadãos, assim como pessoas relevantes de diferentes áreas, como o desporto, a comunicação, a música ou o cinema. O objetivo é tornar visível este problema através da distribuição de um bidon de 20 litros, simbolizando a quantidade de água que diariamente é carregada por milhões de mulheres e crianças de todo o mundo.
Portugal será um dos principais protagonistas desta campanha de sensibilização, e o Roca Lisboa Gallery foi mais uma vez o palco escolhido para acolher a principal iniciativa da Fundação We Are Water no nosso País.
Entre os dias 21 e 26 de março, será colocado no piso zero deste emblemático edifício da Praça dos Restauradores (Lisboa) um mural alusivo à edição deste ano do Dia Mundial de Água, e um bidon representativo da quantidade de água que diariamente milhões de mulheres e crianças carregam para abastecer a sua comunidade.
O objetivo é que cada pessoa tire uma fotografia junte deste painel, e que a publique nas respetivas redes sociais, com a hashtag#NoWalking4Water, criando uma corrente de sensibilização que pretende atingir o maior número de pessoas em todo o mundo.
Passarão pelo Roca Lisboa Gallery diversas personalidades do mundo da arquitetura, entretenimento, desporto, entre outros, que não hesitam em dar o seu contributo para esta causa tão importante.
Para todos aqueles que quiserem participar na iniciativa, e que não se possam deslocar ao Roca Lisboa Gallery de 21 a 26 de março, basta entrar na web página/site da Fundação, http://www.wearewater.org/en descarregar a imagem do bidon e fazer uma fotografia para partilhar nas redes sociais com o hashtag #NoWalking4Water.