A Fundação Oceano Azul desafia organizações portuguesas dedicadas ao combate do lixo marinho, a assinalarem em conjunto o Dia internacional de Limpeza Costeira que se comemora no dia 19 de setembro.
Através de ações de recolha de lixo marinho, previstas decorrer entre os dias 19 e 27 de setembro de 2020, levadas a cabo de norte a sul do país e nas regiões autónomas, a Fundação pretende com este desafio este desafio “mobilizar de novo a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano”.
Também pela primeira vez e em parceria com o “Projeto Quando +1 é = -1”, os centros de mergulho nacionais foram convidados a juntarem-se à iniciativa para celebrar este Dia Internacional, organizando ações de recolhas subaquáticas de lixo marinho.
De acordo com a Fundação Oceano Azul, em 2019, com esta iniciativa foram recolhidas 13 toneladas de lixo marinho em 64 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 2300 voluntários e 100 organizações, tendo sido limpos 80 km da costa portuguesa.
As organizações que pretendam aderir à iniciativa podem registar as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul, onde também os cidadãos encontram a informação necessária para se juntarem nesta recolha de âmbito nacional.