Fundação EDP quer ajudar projetos sociais na transição energética
A Fundação EDP vai apoiar, através do Programa EDP Energia Solidária, projetos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.
A edição de 2024 representa um investimento social de mais de dois milhões em Portugal, Espanha e Brasil. Deste total, mais de um milhão de euros será investido em Portugal, em ações de mobilização e de capacitação das entidades candidatas e no financiamento aos projetos vencedores.
“Ao orientar o investimento social para a transição energética justa, a Fundação EDP está a reforçar o seu compromisso com uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Através de programas como o EDP Energia Solidária estamos a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores e com impacto positivo nas comunidades, como também a melhorar as condições de vida de famílias e instituições em situações de maior vulnerabilidade. Acreditamos que, ao unir esforços nessas frentes, podemos efetivamente construir um futuro mais justo e sustentável”, salienta Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.
Podem candidatar-se entidades com e sem fins lucrativos, com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a proteção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável. As candidaturas decorrem de 1 a 31 de maio no website da Fundação EDP.