Pelo terceiro ano consecutivo, em celebração do Dia Mundial da Terra, que acontece no próximo dia 22 de abril, a Fundação Oceano Azul desafia as organizações nacionais a mobilizarem-se em prol da proteção do Oceano. Sob o mote “o Oceano é a nossa terra”, estão já previstas mais de 150 iniciativas presenciais e virtuais, organizadas por mais de 110 organizações.
De exposições e conferências, a ações de limpeza costeira e sessões especiais em sala de aula, acontecerão, ao longo de sete dias, atividades para todas as idades. De norte a sul, nos Açores e na Madeira, o objetivo é “mobilizar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância do Oceano para o Planeta Terra”, refere a Fundação Oceano Azul, num comunicado.
“Qual é o papel que o Oceano desempenha na Terra e nas alterações climáticas? Qual é a importância da biodiversidade marinha? Porque é necessário proteger o Oceano e como podemos fazê-lo?”. Estas são algumas perguntas a que as iniciativas desenvolvidas por associações, ONGs, entidades públicas e privadas, movimentos, e outras organizações, pretendem responder durante as suas atividades em Terra, com os olhos postos no mar.
Ainda no âmbito destas celebrações, a Fundação Oceano Azul coorganiza com a ANP|WWF, a SCIAENA e a ZERO, um encontro sobre o nexo Oceano-Clima. Esta iniciativa acontecerá a 19 de abril, no Oceanário de Lisboa, e terá a participação de Rashid Sumaila, professor na University of British Columbia, enquanto keynote speaker, e de vários especialistas nos temas em debate como André Pacheco (Culatra 2030), Monica Verbeek (Seas at Risk), Raquel Gaspar (Ocean Alive) e Catarina Frazão Santos (FCUL), entre outros. Neste evento, será ainda discutido o que se pode esperar da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa, entre os dias 27 de junho e 1 de julho.
Tal como em anos anteriores, o Oceanário de Lisboa marca também a sua participação nestas comemorações, promovendo a possibilidade de todos os interessados em acompanhar uma visita virtual ao habitat do Antártico e descobrirem mais sobre pinguins e as alterações climáticas. Esta ação realiza-se no dia 22 de abril às 14h30, em direto no Instagram,
Naquele que é considerado o “Super Ano” do Oceano, a Fundação Oceano Azul destaca a forte mobilização da sociedade civil portuguesa no #EarthDay2022, uma iniciativa global, assinalada em mais de 193 países, e reveladora da crescente consciência coletiva e da vontade de proteger o Oceano e o Planeta.
A Fundação Oceano Azul lembra que as diversas iniciativas realizadas em Portugal estão já registadas também no #EMDInMyCountry, uma iniciativa da Comissão Europeia para celebração do Dia Europeu do Mar, uma grande mobilização à escala internacional que junta mais de 28 países para celebrar o oceano.