Para comemorar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), Friends of Glass, plataforma de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a posterior reciclagem das embalagens, propõe cinco ideias para que as crianças possam dar o seu contributo para um mundo mais sustentável, de forma didática e divertida.
Aprender a Brincar
Já não é surpresa para ninguém que a diversão é uma das melhores formas de aprender. As possibilidades são muitas e os pais ou educadores podem inventar jogos simples para transmitir valores e desenvolver a educação ambiental nas crianças.
- Jogos de adivinhas para descobrir que materiais podem (garrafas, potes, frascos) e que não podem (copos, chávenas, lâmpadas, espelhos) ser depositados no vidrão;
- Fazer competições em casa, para perceber qual dos membros da família recicla mais ou se lembra de reciclar;
- Desenhar jogos para que as crianças não esqueçam qual é o local certo para depositar cada material de embalagem e a respetiva cor.
Desafios
É importante explicar de forma criativa por que se deve reciclar e quais os benefícios deste hábito. Podemos destacar alguns factos simples sobre a reciclagem e a partir daí lançar desafios, em casa ou na escola:
- O vidro é feito apenas com ingredientes naturais (areia, soda e calcário) o que permite a sua infinita reciclagem: Lembra-te que a tua garrafa de vidro pode dar origem a uma nova, que poderá ser usada pelo teu cantor favorito! Este é o mote para desafiar as crianças a desenharem 3 embalagens alternativas, para o ciclo infinito de vida de uma garrafa.
- A reciclagem de embalagens de vidro poupa as matérias-primas da natureza e reduz a quantidade de energia utilizada para fazê-las: A energia poupada, reduz a tua pegada ecológica. Este é o mote para desafiar as crianças a desenharem a sua pegada e irem preenchendo com cor, cada vez que depositarem uma embalagem no vidrão.
Trabalhos manuais
Outro grande método de aprendizagem para as crianças são os trabalhos manuais, combinando criatividade e sustentabilidade, a desenvolver tanto em casa como na escola.
- Por exemplo, as crianças podem ser incentivadas a dar uma outra vida a embalagens de vidro que já foram usadas, transformando por exemplo um frasco de compota num copo para lápis e canetas, uma garrafa numa jarra para flores, ou usar um pote de iogurte para fazer um suporte de velas, etc. As possibilidades são infinitas como a vida do vidro. As crianças só terão que colocar a sua imaginação em prática para transformar o frasco num novo objeto, sempre com a supervisão de um adulto. É importante lembrar que acabada a brincadeira ou a utilização do novo objecto, a sua reciclagem é o passo seguinte. Assim, cada vez que o adulto for ao vidrão poderá aproveitar para levar as crianças de casa, para participarem na deposição das embalagens usadas neste equipamento.
Experiências com a Natureza
- O vidro é também o material ideal para a clássica experiência de germinar feijões em algodão. Assim, enquanto observam a sua planta a crescer, os mais pequenos podem continuar a aprender sobre os benefícios do vidro e a sua ligação à natureza.
Dar o exemplo
- As crianças tendem a imitar comportamentos, e a melhor maneira de as ensinar é fazer da reciclagem um hábito em casa. Uma boa forma de o fazer é convidá-las a participarem no processo, perguntando-lhes o caixote certo para cada resíduo gerado e incentivando-as a serem as responsáveis por essa tarefa diária. Nas compras, optar por produtos embalados em vidro explicando às crianças os benefícios para o ambiente e a saúde, uma vez que é uma embalagem natural, sem produtos químicos nocivos na sua composição.