A FRANCO ZIBAIA acaba de anunciar o reforço da sua equipa com a integração de Mónica Lemos. A Advogada, que transita da AMMC Legal, integra a Sociedade na qualidade de Consultora Sénior.
Com a integração de Mónica Lemos, a Sociedade reforça a sua prática atual e estende a sua atividade a novas áreas como Urbanismo e Ordenamento do Território, Ambiente – incluindo Transição Energética, Alterações Climáticas e ESG –, Proteção de Dados (RGPD), Prevenção da Corrupção e Whistleblowing.
“Estamos muitos entusiasmados com a integração da Mónica na nossa equipa. Com cerca de 20 anos de experiência, a Mónica possui uma trajetória profissional notável”, afirma Catarina Franco Madeira, Sócia Fundadora da FRANCO ZIBAIA. “Esta integração é um marco muito importante na nossa estratégia de crescimento e um sinal evidente da nossa aposta na construção de uma equipa coesa e de excelência”, acrescenta. Catarina Franco Madeira esclarece: “Com a entrada da Mónica, não só reforçamos a nossa oferta atual como também vemos alargado o nosso portfólio de serviços em áreas cuja crescente evolução requer profissionais experientes e qualificados”. A Sócia Fundadora da FRANCO ZIBAIA sublinha ainda: “A experiência e conhecimento adquiridos pela Mónica ao longo das últimas duas décadas, a par das suas qualidades humanas, são uma garantia de que esta integração muito contribuirá para a consolidação e expansão do nosso projeto”.
Ao longo da sua carreira, Mónica Lemos tem prestado assessoria e consultoria jurídica a entidades públicas – incluindo tanto autarquias locais como entidades privadas – nas áreas do Direito Administrativo, Ordenamento do Território, Urbanismo, Ambiente, Energia e Regulação das Alterações Climáticas, Direito da Função Pública, Contencioso Administrativo e Civil. Tem ainda experiência em Proteção de Dados e Compliance. Como advogada, tem acompanhado múltiplos procedimentos administrativos e de contratação relativos a diferentes atividades económicas e a diversos regimes de licenciamento. Assessorou, ainda, a implementação de políticas de proteção de dados e de canais de denúncia na vertente jurídica, possuindo uma vasta experiência no patrocínio de processos judiciais.
Mónica Lemos obteve a sua licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2002). Em 2024, concluiu o Curso Intensivo de Regulação das Alterações Climáticas na Faculdade de Direito da Universidade Católica. Tem ainda formação pós-graduada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Católica (2022), em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2009), e em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2003).