Fórum Oceano lança o Portugal Blue Digital Hub para testar e financiar projetos digitais da economia azul

O Fórum Oceano promove, na próxima quarta-feira, dia 10 de julho, no Centro de Congressos do Estoril, o lançamento do programa Portugal Blue Digital Hub (PBDH), que visa acelerar a transformação digital e ambiental das PME, startups e organizações públicas da Economia Azul portuguesa.

A sessão, inserida na programação do evento Digital With Purpose Global Summit 2024, conta com mesas-redondas, debates e reflexões que plasmam as vertentes estratégicas do PBDH, designadamente aceleração, digitalização e financiamento, com o propósito de esclarecer como pode ser potenciada a transformação dos paradigmas tecnológico e “verde”.

As prioridades do PBDH são explorar o enorme potencial da inovação tecnológica e as oportunidades que a cadeia de valor da economia azul tem para oferecer. O programa vai, para tal, oferecer aos mais ousados empreendedores a possibilidade de verem as suas ideias/pilotos de base tecnológica serem alvo de testes de viabilidade e obterem financiamento através de uma rede de investidores.  Vai ainda promover o desenvolvimento de competências e a formação necessárias à transição digital do Cluster do Mar Português.

Queremos “ativar os ecossistemas de inovação e abri-los para uma nova geração de empreendedores que irão construir um novo cluster da economia azul em Portugal e na União Europeia”, descreve o secretário-geral do Fórum Oceano, Rúben Eiras, explicando que “isto é o espírito e a missão do Fórum Oceano”.

O Portugal Blue Digital Hub acrescenta os atestados de qualidade que representam o financiamento pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos fundos europeus Next Generation EU, bem como os apoios do Governo e da EDIH – European Digital Innovation Hubs Network.

O painel de participantes na sessão de lançamento é composto por elementos do vasto consórcio que dinamiza o PBDH, entre os quais Carlos Pinho (lead manager do Portugal Blue Digital Hub), Tiago Filipe Marques e Ana Filipa Costa, ambos da consultora Beta-i, Telmo Geraldes Dias (Capitão-de-fragata do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa), Lara Ramos (do departamento de R&Di do ISQ), Mário Assunção (Professor da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), Isabel Moura Ramos (Administração do Porto de Lisboa), Ana Paula Mucha (Professora e investigadora do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto), André Barriguinha (Professor da Universidade Nova de Lisboa), Rodrigo Oliveira (PBDH/Fórum Oceano), Hugo Marques Sousa (diretor de Ambiente & Economia Circular da consultora Magellan) e Maurício Marques (CEO da Yaccoba Labs), estando o encerramento a cargo de Luís Guerreiro (presidente do IAPMEI).