No quadro do projeto de internacionalização do Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, (CINEL), a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação aprovou dois projetos de mobilidade, um deles dirigido a formandos (Formação Profissional) o outro a formadores (Formação e educação de Adultos).
Na vertente Formação Profissional, o programa concretiza-se em dois fluxos de mobilidade dirigidos a jovens dos cursos de aprendizagem para realizarem estágios em contexto real de trabalho em empresas europeias.
Ao promover este programa o CINEL tem como objetivo proporcionar aos participantes a troca de experiências, o contato com outras culturas vivenciando novos contextos de formação/trabalho, promover os valores da cidadania europeia e desenvolver as competências sociais, linguísticas e empreendedoras.
Por esta razão, nos programas destas mobilidades estão incluídas 20 horas de formação estruturada como preparação para os estágios em empresas da zona e na área de Electrónica e Automação, visitas de estudo a empresas desta área e visitas culturais e históricas como por exemplo uma visita a Auschwitz (Polónia) e a Alberobello (Ba), Puglia (Itália).
A candidatura referente à vertente Formação de Adultos, é dirigida a sete formadores com o objetivo de realizar formação em áreas tecnológicas em standards internacionais (microssoldadura – IPC; Domótica – KNXe Hawei) que permitem ao CINEL a obtenção de competências técnicas e certificações internacionais fundamentais para a sua modernização e disseminação de novas tecnologias junto de formandos e trabalhadores de empresas. Os países de destino previstos para a realização destes fluxos são Inglaterra, Espanha e Polónia.