O FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar foi notificado, na passada quinta-feira, 12 de maio, da aprovação do desenvolvimento do projeto Blue Hub School, no âmbito do Fundo Azul, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O investimento de 7,5 milhões de euros corresponde a uma taxa de financiamento PRR de 100% e irá permitir ao FOR-MAR a realização de diversos investimentos nas suas infraestruturas, designadamente na requalificação e modernização de Polos de formação, modernização de equipamentos tecnológicos e digitais de apoio à formação e conceção e desenvolvimento de conteúdos digitais interativos para a formação E/B-Learning, pode ler-se numa nota.
Integrado na componente Mar do PRR, este fundo irá estruturar e complementar os objetivos do Centro para capacitar cada vez mais os profissionais, dando resposta às crescentes necessidades de formação do setor da economia azul. “Este reforço fomentará a economia do país e será uma componente fundamental para a transição energética, para a descarbonização, e para o desenvolvimento sustentável”, refere o FOR-MAR, na mesma nota.
A partir de agora, o FOR-MAR terá capacidade de reforçar os recursos humanos, adquirir equipamentos modernos e eficientes, atualizar simuladores e laboratórios e requalificar os seus espaços de formação.
“Sei que este ambicioso objetivo é fruto do trabalho de todos nós e espero que todos partilhem desta motivação, para que possamos construir e alcançar novas metas no âmbito deste projeto”, declarou Pedro Nogueira, diretor do FOR-MAR.
De acordo com o cronograma do projeto, as atividades previstas estarão concluídas até dezembro de 2025.