O Fluviário de Mora abriu um concurso para a renovação do lontrário – um espaço exterior que, atualmente, alberga doze lontras – de modo a torná-lo mais atrativo e captar mais visitantes. Esta era, pelo menos, a vontade dos clientes do espaço, concluída pelos sucessivos inquéritos realizados ao longo do ano, que consideram que o lontrário podia ser “mais apelativo e com mais animação”.
De acordo com os inquéritos junto dos visitantes, mais de metade deslocam-se da região da Grande Lisboa, estando assim previstas ações de comunicação de promoção do fluviário em outras regiões do país. No que concerne ao número de visitantes, até setembro de 2015, houve um fluxo superior a 30% em relação aos primeiros nove meses de 2014. Recorde-se que em 2013, o Fluviário de Mora acolheu cerca de 33 mil visitantes, número que atingiu os 42 mil em 2014, uma subida de perto de 24%. Para o corrente ano, antecipa-se mais de 50 mil visitantes.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão, “o novo lontrário é um investimento pensado e sugerido pelos visitantes que também denotam grande apreço pelo percurso do rio ao mar e pelo recente tanque de espécies gigantes”. “É natural esta subida do número de visitantes, tanto pela diversificação da oferta do espaço, como pelas sucessivas actividades que mantemos em permanência e que atraem os jovens e as famílias”, acrescentou.
O concurso de reordenamento do local teve um valor superior a 50 mil euros. Espera-se que a obra esteja concluída até ao final de presente ano.