Fibrenamics Green dedica mês de junho à Economia Circular
A Fibrenamics Green vai dedicar o mês de junho à promoção de um conjunto de atividades relativas à Economia Circular. De 1 a 29 de junho serão diversas as iniciativas que irão aliar a valorização de resíduos, ao design, engenharia e criatividade.
A Fibrenamics Green estará presente de 1 a 3 de junho, na 1.ª edição do Green Fest, que terá lugar no Fórum Braga, em Braga. De 8 a 23 de junho será dinamizada a META, uma mostra conjunta de peças originais criadas com base em resíduos pelos artistas nacionais Rute Rosas, Miguel Neves Oliveira, Hernâni Reis Baptista e Ana Almeida Pinto, que irá estar patente na galeria Zet gallery, em Braga.
Para além da META, o Green Month integra ainda três Design Talks que contarão com um criativo de renome nacional e com a exposição dos produtos com base em resíduos desenvolvidos pela Fibrenamics Green. A primeira Design Talk terá lugar no dia 12 de junho, na Zet gallery, sob a temática “Design and Sustainability”.
A 14 de junho será a vez de André Gouveia, da Inngage, conduzir a segunda Design Talk dedicada ao “Product Design”, que irá decorrer no Instituto de Design, em Guimarães. A última sessão que terá como mote o “Design Thinking” terá lugar a 20 de junho, na Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, e contará com a presença de Hélder Teixeira, da Oporto Thinkers Academy.
O Green Month encerra com a sessão de encerramento, cuja temática será “Fibrenamics Green – What’s next?”, no dia 29 de junho, no Centro para a Valorização de Resíduos (CVR), em Guimarães. Esta sessão contará com a presença de representantes do Ministério do Ambiente e dará o mote para a próxima fase do projeto.
A valorização dos resíduos, através do design e engenharia de produto, dando origem a produtos inovadores, sempre foi um dos grandes objetivos da Fibrenamics Green. Na reta final deste projeto, a plataforma pretende dinamizar várias iniciativas que aludam e sensibilizem a sociedade para a importância da sustentabilidade e que demonstrem que é possível conjugar a criatividade e a valorização de resíduos.