Festival Terras sem Sombra regressa a Mértola e recupera práticas agrícolas sustentáveis
O Festival Terras sem Sombra percorre este fim-de-semana o concelho de Mértola. O Festival, na sua tríplice abordagem de música, património e biodiversidade, propõe naquela região alentejana um olhar que resgata o passado, a partir do presente, com vista ao futuro.
Recuperar práticas de agricultura sustentável
A findar o programa deste fim-de-semana em Mértola, a manhã de 16 de fevereiro (9h30) agenda uma visita à Horta da Malhadinha, numa ação de educação para a biodiversidade e salvaguarda dos ambientes naturais e humanos. A agricultura sustentável, na Horta da Malhadinha, propriedade agrícola, pertença do Campo Arqueológico de Mértola, é exemplo de um sistema que adapta as culturas ao clima e aos solos locais.
No caso vertente, a propriedade ocupa as encostas xistosas do Vale do Guadiana e recupera, desde 2010, uma antiga horta mediterrânica. Um espaço de cultivo de aromáticas para obtenção de plantas secas em modo biológico e que conta com o empenho do agricultor António Coelho. Este, será um dos guias no decorrer da visita do Festival Terras sem Sombra, a par de Dayana Andrade, perita em Ciências Ambientais e Conservação, e de Ana Morais, bióloga.
A escola primária de Santana de Cambas, freguesia rural do concelho, onde uma horta minuciosamente cuidada pela comunidade escolar lhe fornece alimentos de alta qualidade, representa outra etapa
nesta peregrinação pelos segredos da agricultura sintrópica.
Consulte aqui o programa completo.