Festival Eco-Famílias regressa domingo a Vila Nova de Gaia
O Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, vai voltar a abrir portas a todos para um dia em cheio. Já no próximo domingo, 1 de setembro, o festival Eco-Famílias promete levar milhares de pessoas àquele parque, com atividades e concertos das 10 às 18 horas a garantirem um dia bem preenchido e divertido, e sempre com o nosso planeta como pano de fundo.
Ao longo do dia, os participantes poderão assistir a concertos e momentos de teatro, participar em aulas de dança ou atividades radicais, ou ainda integrar vários workshops, laboratórios experimentais, jogos ecológicos e ateliês de reciclagem. Muita diversão, mas também muito para aprender para melhor protegermos o nosso planeta. Para os mais novos não faltarão também, como sempre, as pinturas faciais, e ainda uma zona aventura, o espaço Giotto e o planetário Suldouro.
Do cartaz para esta quarta edição do festival Eco-Famílias fazem ainda parte espetáculos como “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, “Do Lixo se Faz Música”, com Paulo Coelho, o “Mágico Pico”, “Um Teatro 3R’s”, a oficina de percussão sustentável de Miguel Peixoto, “O Ambientalista”, pela Centelha Criativa, ou o Gaya Dance Factory. Os espetáculos estarão distribuídos por três palcos: o Reduzir, o Reciclar e o Reutilizar.
A entrada é gratuita, limitada à lotação do recinto, e a recolha obrigatória da pulseira, no caso das crianças, ou colocação de carimbo, para os adultos, deverá ser feita na entrada do Parque da Lavandeira. Para facilitar o acesso ao recinto e diminuir as filas de trânsito e a quantidade de veículos estacionados na zona, o município disponibilizará uma vez mais, de forma gratuita, um shuttle que fará o percurso entre a Câmara Municipal e a Lavandeira. Este transporte partirá, à ida, às 9h00, 9h30, 10h00 e 10h30 e, no regresso, às 18h00, 18h30, 19h00 e 19h30. Todos estão convidados a levar o seu piquenique, mas para assegurar algum conforto será distribuída sopa de legumes entre as 12h30 e as 15h00.
O festival Eco-Famílias é uma organização da Câmara de Gaia. Para o seu presidente, “este evento já não pode deixar de fazer parte do nosso calendário anual”. E, destaca Eduardo Vítor Rodrigues, “é um dia
importante para todos, não só pelo momento de diversão que assegura às famílias gaienses, mas também por lembrar a todos as preocupações que devemos ter com o nosso planeta e o que todos podemos fazer para assegurar um futuro melhor. Podemos e devemos usufruir de espaços verdes como o Parque da Lavandeira, mas sabendo cuidar deles; o mesmo se passa com o nosso planeta. E temos de educar os nossos filhos tendo esta preocupação, e obrigação, em mente”, conclui.