No dia 2 de julho, o Parque da Cidade do Porto recebeu a Festa Continente, por onde passaram mais de 350 mil pessoas ao longo do dia. Nesta segunda edição, a Festa Continente Porto obteve a certificação ambiental (ISO 20121), atribuída pela APCER, que demonstra o compromisso do Continente em adotar práticas sustentáveis na sua atividade.
De acordo com Nádia Reis, diretora de Relações Públicas e Ativação do Continente, “a certificação de evento sustentável atribuída à Festa Continente Porto é o reconhecimento público de um conjunto de práticas que temos vindo a adotar e que se encontram refletidas na nossa política de desenvolvimento sustentável. É nossa intenção alargar esta certificação a outras ativações e atividades da empresa.”
A Festa deste sábado preencheu uma área superior a 140.000 m2 com uma quinta urbana, formada pelos produtores que abastecem as lojas Continente, uma área dedicada a showcookings e workshops de, por exemplo, olaria tradicional e velhos ofícios, e ainda uma área de restauração e outra dedicada aos mais novos.
Na Quinta Continente, os visitantes tiveram oportunidade de ver mais de 21 mil plantas e 370 animais, de grande e pequeno porte, como bovinos barrosãos, coelhos, patos ou frangos e ainda apreciar os aromas das ervas aromáticas que perfumaram o recinto. Na Praça dos Produtos Nacionais e na Praça dos Sabores, as famílias puderam apreciar algumas das melhores iguarias portuguesas, confecionadas por 24 produtores do Clube de Produtores Continente, como pão, queijos e enchidos.
O programa de atividades, destinado a miúdos e graúdos, incluiu passeios a cavalo no picadeiro, percursos de carroça tradicional no parque, jogos tradicionais para os mais novos e muita música, com as atuações das bandas portuguesas Expensive Soul, Quinta do Bill, Oquestrada e Adufes Gigantes. A Festa terminou com o concerto de Tony Carreira.
A Festa Continente Porto assinalou também o arranque de um Tour que vai fazer passar o evento por mais 10 localidades do país, durante o Verão de 2016.
Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Confederação dos Agricultores de Portugal, do Clube de Produtores Continente e dos media partners TVI, Rádio Renascença e RFM que, em conjunto com o Continente, ajudaram à celebração da portugalidade e envolveram os portugueses no apoio à produção agrícola nacional.