A Feira de São Mateus em Viseu arranca esta quinta-feira, 10 de agosto, e decorre até 21 de setembro, e este ano conta com um Plano de Ação para a Sustentabilidade com 53 medidas nas vertentes Governança e Economia, Sociedade e Cultura, Ambiente e Alterações Climáticas.
O plano estará em vigor durante quatro anos, tratando-se assim da primeira feira do país a receber uma certificação de evento sustentável, atribuída pela Biosphere Responsible Tourism.
Na vertente Governança e Economia são 17 as ações: Manuais de acolhimento para feirantes e colaboradores, com indicação de boas práticas na área da sustentabilidade; novos requisitos para aquisição de produtos e serviços sustentáveis (produtos endógenos e de proximidade); atribuição do selo “Feira + Sustentável” a todos os stakeholders que se destaquem no cumprimento das ações de sustentabilidade, nomeadamente na poupança de recursos energéticos e água, e a distribuição digital de um guia de comportamentos sustentáveis para os visitantes.
Para Sociedade e Cultura estão contempladas 19 medidas: Dinamização do Programa São Mateus SOCIAL, estímulo à visita gratuita por parte de públicos institucionalizados; Criação de um Corredor Azul junto ao palco principal destinado a pessoas com mobilidade reduzida; Criação de um “Cabaz Solidário” para a recolha de artigos (roupa e alimentos), de um espaço para rastreio de problemas de saúde e do Programa “Dia dos Sabores locais”, em que cada restaurante promove um prato local.
Em Ambiente e Alterações Climáticas há 17 iniciativas:Estímulo à substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da Feira; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar; Campanha de sensibilização para eliminação do plástico na Feira; Reforço da aquisição de copos reutilizáveis e Cálculo e divulgação do cálculo da Pegada de Carbono, com medidas de compensação que passarão, essencialmente, pela criação de bancos de ecossistemas no concelho de Viseu.
Os resultados e impactos das ações, que são monitorizadas a partir de um conjunto de indicadores de sustentabilidade, serão vertidos num relatório anual de Sustentabilidade.
Os objetivos do Plano passam, assim, por acelerar a transição para uma feira mais digital; alcançar resultados mais positivos em matéria de gestão de resíduos; conceber atividades capazes de alavancar a importância do património natural e cultural e da gastronomia regional; criar efeito de contágio nos patrocinadores e na comunidade para a importância da adoção das melhores práticas de sustentabilidade e contagiar os visitantes, gerando um efeito multiplicador.
Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, a atribuição da certificação, “é uma decorrência do estatuto que Viseu tem consolidado ao longo dos anos, enquanto município líder em qualidade de vida e com indicadores ambientais de espaço natural e de biodiversidade. Este ano, começamos este processo de posicionar também a Feira de São Mateus na liderança nacional em matéria de sustentabilidade e temos como objetivo transformá-la no primeiro certame carbono zero, inclusivo e acessível”.