O Novo Verde Packaging Entreprise Award faz parte das iniciativas da Novo Verde — Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, implementadas no âmbito da promoção de projetos de investigação e desenvolvimento impulsionadores da economia circular. Este desafio teve como alvo empresas nacionais recicladoras e fabricantes de embalagens, que apresentaram as suas candidaturas até dia 28 de fevereiro.
A candidatura vencedora tem a assinatura da empresa Feel Matter e intitula-se “Packaging Matters”. O projeto visa o aproveitamento dos resíduos da indústria do vinho como matéria-prima de um novo produto (embalagem) e, consequentemente, a sua incorporação no circuito comercial do setor a que pertence.
A empresa dedica-se maioritariamente ao aproveitamento de resíduos de várias agro-indústrias para aplicação em Arquitectura e Design. No entanto, o conceito, nascido há cinco anos atrás partiu de uma ligação muito próxima à indústria e este prémio veio dar a possibilidade de o concretizar: “Imagine-se uma embalagem de vinho feita com os resíduos que, um dia, lhe deram vida”, diz Ana Lima, responsável pelo projeto.
Ricardo Neto, presidente da Novo Verde reforça que “existe um enorme potencial no seio das empresas no que diz respeito à investigação de novas soluções que materializam o conceito de economia circular. Muitas vezes, o que falta é dar voz a estes projetos e torná-los realidade, dinamizando o setor”.
O montante total do prémio (40.000€) será disponibilizado faseadamente, em função da tipologia e do número de etapas de implementação a acordar com o vencedor, através da celebração de um contrato, sendo que o último pagamento ocorrerá após a concretização efetiva do projeto.