O Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acolheu na semana passada, durante três dias, uma Training School sobre a temática dos aerogéis, no âmbito da Ação Cost Aerogels “Advanced Engineering and Research of aeroGels for Environmental and Life Sciences”.
A iniciativa reuniu 41 formandos e 17 formadores de 17 países. Ao longo dos três dias, decorreram várias aulas, sessões práticas em laboratório e mesas redondas onde, através da partilha de conhecimento, foram explorados temas emergentes relacionados com os aerogéis.
Esta “escola de treino”, que contou também com a participação de formadores da vertente tecnológica, teve como principal objetivo “oferecer formação intensiva a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira”, contribuindo ainda para a “consciencialização sobre as aplicações de aerogéis por parte da comunidade científica e sociedade, em particular nas áreas da remediação ambiental e da economia circular, refere a instituição em comunicado.