A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa acaba de anunciar o lançamento de um novo programa de mestrado em Psicologia e Sustentabilidade Ambiental, que visa formar os profissionais qualificados na área para aplicarem o conhecimento de todos os subdomínios da Psicologia na compreensão das atitudes humanas relacionadas ao meio ambiente e para responder à emergência climática que o mundo enfrenta.
O programa, que tem a duração de dois anos, combina conhecimentos de diferentes subdomínios da psicologia para compreender e promover o comportamento pro-ambiental e a sustentabilidade, tanto a nível individual como coletivo. Através deste mestrado, os estudantes terão a oportunidade de desenvolverem competências em ciência de dados e ferramentas metodológicas aplicadas a esta temática.
Destinado a vários tipos de profissionais, desde psicólogos, biólogos, educadores, administradores, economistas e comunicadores, este programa permite que qualquer profissional, que pretenda aplicar os seus conhecimentos e competências na contribuição para a criação de um futuro mais sustentável para as pessoas e para o planeta, possa frequentar.
“Neste momento crítico da história da humanidade, em que enfrentamos uma crise climática sem precedentes, é fundamental que a psicologia contribua com o seu conhecimento e as suas ferramentas para a compreensão dos comportamentos humanos em relação ao ambiente”, afirma Augusta Gaspar, coordenadora do Mestrado. “O novo programa de mestrado é uma resposta a esta necessidade, formando profissionais capazes de atuar em diversos contextos e setores, desde a educação, à saúde, passando pela política, economia, comunicação e outros. O programa é também uma expressão do compromisso da FCH-Católica com a sustentabilidade, que é um dos valores centrais da sua missão e visão”.
O mestrado, que terá início no mês de setembro, já tem candidaturas abertas.