A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) acaba de anunciar o lançamento do projeto “Egas Moniz | Eficiência Energética e Sustentabilidade”, uma iniciativa inovadora apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa transformar o campus num modelo de sustentabilidade e eficiência energética.
Este projeto, com um investimento de cerca de um milhão de euros, foca-se na implementação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis no Edifício Egas Moniz, reduzindo significativamente o consumo de energia, em 31,8%, as emissões de CO2, em 426,56 t/ano, e promovendo, assim, um ambiente académico mais verde e saudável. Entre as ações previstas, destacam-se a instalação de sistemas de iluminação LED, bombas de calor de alta eficiência, melhorias nos sistemas de climatização, e a implementação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo.
“Este projeto é um marco importante no ainda longo caminho que temos de percorrer para um futuro mais sustentável”, afirma João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL. “Estamos comprometidos em liderar pelo exemplo, mostrando que é possível aliar a excelência académica e científica à responsabilidade ambiental.”