A Volvo Cars anuncia que a sua fábrica em Chengdu, a maior da empresa na China, é agora alimentada a 100% através eletricidade renovável. Os 100% de Chengdu, que eleva para 80% o mix global de eletricidade renovável da Volvo Cars na sua rede produtiva, é resultado de um contrato de fornecimento recém-assinado que irá reduzir as emissões de CO2 da fábrica em mais de 11.000 toneladas por ano.
Este representa mais um passo concreto dado pela Volvo com vista a tornar o seu processo de produção ambientalmente neutro até 2025. Esta meta faz parte de um plano ambiental mais amplo que pretende reduzir a pegada de carbono por automóvel em 40% entre 2018 e 2025. Até 2040, a Volvo Cars já anunciou também que pretende ser uma empresa ambientalmente neutra.
O novo contrato de fornecimento de eletricidade está também em linha com as ambições mais amplas na China de reduzir as emissões de carbono da indústria e reduzir a pegada de carbono resultante da geração de energia. A fábrica de Chengdu já obtinha 70% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, este novo contrato irá completar assim os restantes 30%. Sob o novo contrato, cerca de 65% do fornecimento de eletricidade provém de energia hidroelétrica, enquanto o restante provém de energia solar, energia eólica e outras fontes renováveis.
“Temos a ambição de reduzir a nossa pegada de carbono através de ações concretas e tangíveis. Garantir um fornecimento de eletricidade totalmente renovável para a nossa maior fábrica na China é um marco significativo e sublinha este nosso compromisso”, afirma Javier Varela, Head of Industrial Operations and Quality da Volvo Cars.
A Volvo Cars tem vindo a trabalhar de forma contínua para reduzir a pegada de carbono da sua rede produtiva e tem vindo a alcançar vários marcos significativos. Desde 2008 que todas as suas fábricas europeias têm fornecimento de eletricidade ambientalmente neutro. A fábrica de motores da Volvo em Skövde, na Suécia, foi mesmo a primeira da empresa a conquistar o estatuto de ambientalmente neutra em 2018. Na fábrica de Ghent, na Bélgica, foram instalados 15.000 painéis solares em 2018, a primeira vez que a empresa introduziu em larga escala, a energia solar na sua rede global.
Todas estas medidas fazem parte do plano ambiental que a Volvo Cars lançou no final do ano passado, um dos mais ambiciosos da indústria automóvel. No centro deste plano está a ambição de atingir até 2025, 50% das vendas globais através de automóveis totalmente elétricos, sendo a restante quota preenchida por veículos híbridos. O plano da Volvo Cars vai muito para além da redução das emissões de escape através da eletrificação. Irá englobar as emissões dos processos de produção, a cadeia de fornecedores e a utilização de material reciclado.