A Coca-Cola European Partners em Portugal acaba de receber o prémio 2020 Energy Management Insight Award, sendo a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. Este prémio internacional é promovido pelo Clean Energy Ministerial, fórum mundial que engloba os ministros do ambiente e líderes governamentais de 26 países, reconhecendo as organizações pelos benefícios alcançados com a implementação sistemas de gestão de energia certificados pela ISO 50001.
“É com grande orgulho que recebemos este prémio que vem reconhecer o esforço que temos realizado na Coca-Cola European Partners no âmbito do nosso programa de sustentabilidade ‘Avançamos’ “, refere Pedro Vinhas, VP Supply Chain & Customer Service Iberia. Esta distinção, confirma o responsável “demonstra que estamos no caminho certo, já que fomos a primeira empresa da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia, segundo a ISO 50001 em 2013 e somos agora os primeiros a obter o Insight Award”.
Entre 2016 e 2019, a melhoria do sistema de gestão de energia permitiu à Coca-Cola European Partners em Portugal uma melhoria da eficiência em 30% com a consequente redução de emissão de CO2 em 13.909 toneladas e uma poupança de 2.534 milhões de euros.
Desde 2018 que toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Azeitão provém de fontes renováveis. A empresa estabeleceu também os requisitos de eficiência para todos os equipamentos e procedeu à instalação de dispositivos inteligentes para optimizar a eficiência energética. A CCEP Portugal foi ainda finalista do Green Project Awards 2017 na categoria de Gestão Eficiente de Recursos.