A Fundação Oceano Azul, juntamente com a The Ocean Agency, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, a Câmara Municipal de Lisboa e outros parceiros, estão a promover, na Fonte Central da Praça do Rossio, em Lisboa, a exposição “Ocean Decade”. Trata-se de uma iniciativa global de criatividade que visa “sensibilizar para a importância do oceano” e” promover maior conhecimento e conservação dos oceanos durante a decisiva Década dos Oceanos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030″, lê-se numa nota.
A exposição decorre de 25 de junho a 9 de julho de 2022 na Praça do Rossio e foi programada para coincidir com a Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa. Depois de Lisboa, a exposição viajará para Genebra e outras grandes cidades. São quase quarenta obras de artistas de todo o mundo, e cada uma ilustra criativamente um dos 7 Princípios da Alfabetização Oceânica da ONU. As obras de arte também estão a ser disponibilizadas gratuitamente para que qualquer pessoa possa fazer a curadoria e criar as suas próprias exposições. Micro-exposições estão a ser organizadas e exibidas em mais de 1.000 locais, desde escolas a aquários em todo o mundo.
O programa da exposição, endossado como uma atividade oficial da Ocean Decade, foi idealizado pela The Ocean Agency, organização sem fins lucrativos, mais conhecida por levar o Google Street View para debaixo de água e revelar os impactos das alterações climáticas no oceano no premiado Documentário Original da Netflix, “Chasing Corals”.
“A ciência e a conservação dos oceanos têm um problema de imagem – as pessoas geralmente não estão envolvidas e há pouca consciência sobre a importância fundamental do oceano para a vida no nosso planeta. Isso levou a uma falta crónica de apoio à ciência e conservação dos oceanos. O nosso objetivo com esta exposição é fazer com que as pessoas vejam o oceano de uma perspetiva completamente nova e pensem na importância de protegê-lo”, declara Richard Vevers, fundador da The Ocean Agency.
Já João Falcato, administrador da Fundação Oceano Azul, refere que “há décadas que o Oceano nos protege silenciosamente de todos os impactos das alterações climáticas. No entanto, as nossas sociedades continuam a ignorar a profundidade da crise oceanica. Esta exposição pretende despoletar uma resposta emocional nas pessoas, trazendo o oceano das profundezas e das trevas para a vida do visitante”.
O conteúdo da exposição em exibição está a ser fornecido pela comunidade criativa global, especialmente jovens artistas e designers, mobilizados através de uma série de desafios criativos em parceria com a Adobe e outros parceiros. A campanha #CreateWaves, da Adobe e da The Ocean Agency, iniciou o segundo desafio criativo na Semana Mundial dos Oceanos, permitindo que qualquer pessoa faça parte da Ocean Decade Exhibition e veja o seu trabalho a contribuir para o aumento da consciencialização inspirando para a ação.
📸 Aanish Peshave, Tim Helou, Umut Reçber, Hüseyin Şahin, Hansruedi Ramsauer