“Os Nossos Bosques” é a nova exposição patente no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, que foi inaugurada esta quarta-feira, dia 30 de março, com a presença de alunos das escolas D. Fernando II (Sintra) e Básica de Galamares. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra (CMS), Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), que proporciona uma viagem pelos bosques da área protegida e visa sensibilizar para a necessidade de preservação deste património natural.
Presentes na inauguração da exposição, que estará patente até 29 de maio, estiveram o vereador da Câmara Municipal de Sintra e membro do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Pedro Ventura; o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira; e a representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Ana Cristina Falcão.
“Este tipo de exposições valoriza aquilo que é um ecossistema extremamente importante, com uma grande variedade de espécies vegetais e rico em biodiversidade, que, para além de um ambiente melhor, vai contribuir para que, quem se empenhar na sua conservação, se torne melhor cidadão”, declarou o vereador, Pedro Ventura, citado numa nota. O autarca sublinhou ainda que “a conservação da natureza é um trabalho de todos” e apelou aos alunos presentes que divulguem a mostra patente para conquistar mais entusiastas para a “proteção dos nossos bosques”.
Também Carlos Vieira realçou a qualidade da exposição, “por permitir mostrar a enorme diversidade de espécies vegetais autóctones e variedade da avifauna”, ao mesmo tempo que destacou que a sua realização só foi possível com “o empenho e a parceria entre várias instituições”. Recorde-se que o material exposto foi cedido por diversas entidades, como a Associação Bandeira Azul da Europa, Poetry Slam Sintra, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Empresa Municipal de Ambiente de Cascais/Cascais Ambiente, incluindo ainda elementos cedidos pelo Eng. Rui Queirós.
No espaço que vai acolher, ainda este ano, o Museu da Água e Resíduos, reforçando a oferta ao nível da educação e sensibilização ambiental, o diretor delegado dos SMAS de Sintra aproveitou a ocasião e a assistência para enunciar a necessidade da “valorização da água e a importância da reciclagem”. Na área da água, que ganha uma importância crescente em função do período de seca que o país atravessa, Carlos Vieira deixou alguns conselhos que permitam a poupança deste recurso tão importante para o planeta. No capítulo da reciclagem, este responsável deixou o apelo às crianças e jovens, “que podem e devem ser os nossos grandes embaixadores”, que “precisamos de reciclar mais” e este ato tão simples vai contribuir para “um mundo e um ambiente melhor para todos nós”.
Os alunos de Galamares demostraram que a reciclagem já faz parte do seu quotidiano, ao cantarem o hino da participação no Eco-Escolas, com uma letra condizente e adaptação do tema “Sei Lá” de Bárbara Tinoco: “Reciclar/Todos os dias da semana vamos… reciclar/ Vidro, plástico ou banana, separar/ Talvez porque eu queira saber, reciclar (…) E não digam que estou louco, ensinar/ a mãe, o pai, e os outros, reciclar/Pergunta o que quiseres/pois eu vou saber responder (…) Eu não sujo, eu prometo/ Eu protejo, não me esqueço/Se não o que será de mim/Sim eu juro… juro…”.