Évora passa a ter serviço de recolha dos resíduos mais perigosos
Os 12 concelhos do distrito de Évora vão passar a ter um serviço de recolha para os resíduos perigosos. São exemplo disso os produtos cosméticos, os telemóveis, os eletrodomésticos, as lâmpadas, os aerossóis, os produtos de limpeza, as pesticidas, as tintas, os vernizes, as pilhas ou as baterias.
Chama-se Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) e é o mais recente serviço de recolha disponibilizado pela GESAMB (Gestão Ambiental e de Resíduos), concebido exatamente com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Totalmente gratuito, o serviço disponibilizado pela UER2P irá funcionar em regime itinerante com estadias de 5 a 21 dias por local, com um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas, aconselhamento e que aguardará pelas visitas dos cidadãos interessados.
O lugar dos perigosos não é no lixo. É na UER2P.
Com o arranque agendado para esta quarta-feira (3 de novembro) em Évora, onde permanecerá até dia 12 de novembro na Praça 1.º de Maio, a UER2P dará continuidade ao seu périplo durante todo o mês de novembro, terminando a 29 (de novembro) em Reguengos de Monsaraz. O concelho de Alandroal marca o regresso da Unidade Móvel em fevereiro de 2022, e durante 80 dias, percorrerá os restantes 12 concelhos para terminar em Vendas Novas a 17 de maio.