Com o principal objetivo de popularizar o movimento climático e tornar mainstream a conversa a favor do planeta e da sustentabilidade, o Extreme Hangout Cascais está de volta ao Parque de Palmela nos dias 13 e 14 de julho, contando com nomes como Michael Sheldrick, Amber Nuttal, Matsi Modise, Sian Sutherland, Joana Guerra Tadeu, Paulo Gomes, Marta Caras Lindas e Ursula Corona, que irão abordar um vasto leque de temas, desde a moda, aos oceanos, passando ainda pelo turismo, entre diversas outras temáticas na área do ambiente.
Para dia 13, o palco principal tem confirmados diversas presenças de renome, como é o caso de Amber Nuttal, conselheira e embaixadora da Blue Marine Foundation, que estará a moderar o debate “YOUTH: The voices of tomorrow & today”, que terá no painel João Montenegro, especialista em sustentabilidade e alterações climáticas a nível organizacional e o representante da Re.Wild a fundação do actor de Hollywood Leonardo de Caprio.
Logo em seguida na programação, a moderar “Building a Better Tourism” estará o orador e consultor de diversos projetos dedicados à sustentabilidade no setor do turismo, Luís Araújo acompanhado pela historiadora Veerle Devos, mas também Filipa Belo, pioneira no desenvolvimento de uma plataforma dedicada à promoção do artesanato emergente do país e ainda Mário Linhares, mentor do projeto turístico comunitário Zambujal 360.
Posteriormente será iniciado o tema “FASHION: dressing the future” com Paulo Gomes, Diretor de arte e moda, Cofundador e Curador do Green Circle e Fundador e Diretor Criativo do Manifesto Moda, com Pedro Magalhães, Head of Innovation da Tintex Textilles e Rute Santos, head do departamento de Design e Desenvolvimento de Produto da mesma empresa. Após uma lunch break as conversas continuarão abordando temáticas relacionadas com o oceano, destacando-se “Oceanside set” – moderado por Sian Southerland e Ricardo Ramos das águas Monchique como orador – e “An Ocean of Possibility”, com João de Macedo, e Carolina do Movimento Claro no painel. Quase a terminar o dia 13 de julho, pelas 18h30 conta-se com a estreia do filme “Blue Carbon”, uma história inspiradora a não perder contada através dos olhos da produtora musical, DJ e toxicologista ambiental indicada ao Grammy Jayday Guy, acompanhado por uma trilha sonora de RZA do Wu-Tang Clan e com participação do Seu Jorge. Blue Carbon produzido por Make Waves e HHMI/Tangled Babk Studios, é um documentário ambiental que reúne música e ciência para desvendar o que poderá ser uma das nossas maiores armas na luta contra as alterações climáticas.
O segundo dia inicia com um painel liderado por Michael Sheldrick, autor do livro From Ideas to Impact e cofundador do Global Citizen a fazer a moderação e Joana Guerra Tadeu como oradora, de seguida a apresentação do projeto “Fome de Tudo” por Ursula Corona, que se faz seguir pelo painel de debate “Circularity in every day life”, que conta com as vozes de Nicola Mulinaris, Senior Advisor na NGO Shipbreaking Platform, Ana Matias, licenciada em Biologia e Mestre em Ecologia Marinha, Úrsula Corona e a marca Sancho Pancho. Mesmo antes do almoço, Marta Caras Lindas, Margarida Villas Boas e Guy from Upfarming apresentam “Healthy for us and the planet”.
Mais tarde a aprendizagem continua no painel “Innovation for a better tomorrow” com Matsi Modise, Líder da World Climate Foundation Africa e António Vasconcelos, e ainda na talk “Green Urbanite” abordado por Nam Mushrooms Nate, Tomas Tojo e Cláudia Monteiro.
Durante os dois dias estarão a decorrer diversos workshops, de que é exemplo o tingimento natural de tecidos, mas também workshops lúdicos e perfeitos para dar a conhecer esta temática tão importante aos mais novos, de que é exemplo a “Oficina de Bem-estar Infantil”. Estará também presente como um mercado com diferentes marcas sustentáveis, que têm o objetivo sensibilizar as pessoas dentro da ação climática, tais como Sancho Pancho que veio revolucionar a área do desperdício alimentar, Mogshade, que oferece uma seleção de artigos de golfe orgulhosamente feitos à mão em Portugal, a Shoe Clinic, dedicada a recuperar ténis, o Movimento Claro, o Vintage Market organizado pela L’Agence e ainda Quinta do Arneiro, vendedora de produtos Bio.
O Extreme Hangout Cascais tem entrada livre. O programa completo pode ser consultado no site do evento.