Evento “Cidade do Zero” regressa a 16 de setembro para experienciar uma cidade sustentável e inclusiva

A segunda edição do “Cidade do Zero” regressa ao Centro Cultural de Belém para mostrar, em 3.500m2, como seria viver numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva.

Entre 16 e 17 de setembro, haverão workshops, palestras, debates, showcookings, oficinas e até um mercado, que poderão ser visitados gratuitamente, tanto por adultos como por crianças.

As palestras e debates serão mais de 60 e terão direito a salas organizadas por áreas específicas, acolhendo temáticas ligadas à crise climática, circularidade, finanças sustentáveis, oceanos, saúde, inclusão e energia, com especialistas e mesas redondas a decorrer ao longo dos dois dias do evento. Serão ouvidos mais de 150 novos oradores, mas regressam as já conhecidas Tânia Graça (@taniiagraca), Sofia Manuel (@ATripeirinha), Catarina Oliveira (@especierarasobrerodas) e Sara Diniz (@saradsdiniz).

O humor também terá estreia nesta edição, com Joana Gama a desafiar três humoristas para “conversas insustentáveis”, no encerramento do evento.

A “Cidade do Zero” é uma iniciativa sem fins lucrativos organizada por Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e por João Barreiros, seu sócio e marido.

A produção do evento tem, uma vez mais, um impacto ambiental praticamente neutro, sendo Manuel Cruchinho o arquiteto responsável pelo design do espaço.

Delta e GoParity voltam a apoiar a iniciativa. AEG, Asus, Be@t, Casa Mendes Gonçalves, Eletrão, Grupo Ageas Portugal, Pingo Doce, Planta Livre, Salsa Jeans, The Loop e Volvo são as novas marcas parceiras desta edição.

A funcionar das 10h às 22h, esta cidade sustentável, inclusiva e pet friendly, conta com uma zona de mercado que se irá situar no espaço exterior, com venda de marcas nacionais mais sustentáveis, com modelos alternativos de economia circular, onde se inclui um mercado de trocas, de vendas em segunda mão e oficinas de reparação.

Além disso, foi expandida ainda a zona de restauração, tendo três restaurantes para refeições completas e dez espaços com refeições leves e snacks.