A Eurest Portugal lançou o quinto relatório de sustentabilidade referente ao período de 2019 a 2022, simbolicamente assinalado com a plantação de um hectare em Gondomar, correspondente a 100 mil árvores, um dos concelhos afetado pelos incêndios do ano passado. O projeto de reflorestação foi realizado no âmbito do Programa HECTARE, do qual a Eurest é mecenas.
Alinhada com a estratégia de sustentabilidade da Compass Group para atingir a neutralidade carbónica até 2050, a empresa assumiu um dos compromissos da estratégia “Our Planet Promise” no que diz respeito à minimização do impacto ambiental da sua atividade, através da redução de embalagens desnecessárias, sejam de plástico ou de papel, sem comprometer a segurança alimentar e a distribuição de refeições: “nos últimos 10 anos, foram colocadas no mercado 136 milhões de saquetas de papel, o que corresponde a cerca de 313 toneladas de papel que não podem ser reciclados por apresentarem gordura. Este valor corresponde aproximadamente ao abate de 5300 árvores e ao consumo de 6200m3 de água. Assim, através do projeto desenvolvido pela Eurest – Projeto CARE Zero Embalagens – para a eliminação da deposição de embalagens desnecessárias no Planeta, através da redução de plástico e papel, a Eurest está a salvar árvores, a reduzir o consumo de água e a contribuir para a conservação da natureza,” refere Henrique Leite, diretor geral da Eurest Portugal.
O Programa HECTARE permite que entidades colaborem nos custos de manutenção de áreas já intervencionadas ou a intervencionar no âmbito do FUTURO. Neste caso, a plantação das 100 mil árvores nativas, que inclui carvalhos, sobreiros, castanheiros e freixos, contará com o apadrinhamento da Eurest para apoiar financeiramente o projeto durante vários anos. O projeto é promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e com a cocoordenação da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
O “Relatório de Sustentabilidade Eurest 2019-2022” foi elaborado de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e encontra-se disponível em formato digital, podendo ser consultado no site da Eurest.