Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e o secretário de Estado do Ambiente Hugo Pires visitaram, no passado dia 1 de março, a ETAR de Lagos, onde puderam verificar o estado da obra de remodelação da infraestrutura.
A ETAR de Lagos encontra-se atualmente em obras de reabilitação, “as quais têm como principais objetivos a beneficiação da linha de tratamento da fase líquida integrando as etapas de pré-tratamento, decantação primária, tratamento biológico e decantação secundária”, esclarece a Águas do Algarve, num comunicado enviado à imprensa.
A empresa acrescenta que, “no que se refere à linha de tratamento da fase sólida, esta incluirá as etapas de espessamento, digestão anaeróbia e desidratação”.
A empreitada de reabilitação da ETAR de Lagos está a ser realizada com um investimento de cerca de 16, 5 milhões de euros, dos quais 10,5 milhões são cofinanciados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Com uma capacidade de atendimento de 138.000 habitantes equivalentes, a previsão para execução da obra desta ETAR é de 870 dias.
A ETAR de Lagos, situada no Sítio das Portelas, serve atualmente a cidade de Lagos e outras localidades da autarquia, como Bensafrim, Portelas, Sargaçal, Odiáxere, Torre, Chinicato, Telheiro e Praia da Luz.