No próximo dia 15 de maio vai ser possível visitar gratuitamente, entre as 10:30 e as 15:30, a recém-inaugurada Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, em Portimão, uma das maiores infraestruturas do sistema de saneamento da Águas do Algarve.
As visitas à infraestrutura têm uma duração de duas horas e trinta minutos. O número de participantes nas visitas é limitado e as inscrições devem ser realizadas no portal da Águas do Algarve.
A ETAR de Companheira está dimensionada para servir uma população de cerca de 140 mil habitantes e tratar um caudal médio de cerca de 32 metros cúbicos por dia, garantindo o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais. Esta nova instalação, que se encontra integrada no Subsistema da Companheira, permite melhorar a qualidade da água na Ribeira de Boina e consequentemente do Estuário do Rio Arade.
A cerimónia de inauguração da infraestrutura, que contou com as presenças do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, realizou-se no passado dia 3 de abril. A nova ETAR da Companheira representa um investimento a rondar os 13,8 milhões de euros, cofinanciado por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.