Cerca de 150 crianças do 5.º e do 6.º anos de escolas dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo plantaram esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, 600 carvalhos numa área de dois hectares na confluência dos três municípios.
Esta ação de reflorestação surge no âmbito de um projeto da REN mais alargado que vai permitir a plantação de 11 mil carvalhos em 42 hectares do Parque das Serras do Porto até ao final deste ano.
A plantação de espécies autóctones, como o carvalho, permite uma melhor adaptação da árvore às condições do solo e do clima. Assim, elas tornam-se mais resistentes a pragas, doenças, períodos de seca ou de chuva intensa, do que outras espécies introduzidas.
Para Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes e da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, esta ação “visa sensibilizar os mais jovens para a importância de preservar este espaço verde que é de todos. Estimula a promoção da floresta nativa e ao mesmo tempo a prevenção de incêndios”.
O momento da plantação contou ainda com a presença de Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo e Nuno Ribeiro, Diretor de Operações da REN.
Consciente da importância dos espaços florestais nas áreas de servidão da REN, João Faria Conceição garante que a empresa trabalha “diariamente na gestão destas áreas onde se inclui a limpeza e a reflorestação com espécies autóctones, aumentando a biodiversidade e a resiliência da floresta”.
Durante a iniciativa, a REN doou uma viatura 4×4 à Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto. A empresa já doou, desde 2009, 90 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais a corporações de Bombeiros Voluntários e à proteção civil das autarquias.