Estratégia Lipor 4M reconhecida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial
A Lipor foi distinguida pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial), com a sua Estratégia 4M: menos resíduos, menos carbono, mais clima, mais biodiversidade.
Este reconhecimento, atribuído no âmbito da 7.ª Edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade e que visa distinguir a implementação de práticas que criam valor para as suas partes interessadas e contribuem ativamente para o desenvolvimento sustentável, foi conferido à Lipor no Eixo 1 “Responsabilidade Social, na categoria Ambiente: Redução de impactes”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.
Esta iniciativa conta já com sete edições e o importante apoio de AIP (Associação Industrial Portuguesa), Aliança ODS Portugal, CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), Fundação Montepio, Global Compact Network Portugal e IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).
O setor dos resíduos é central no debate climático global. Foi, neste contexto de responsabilidade que, em 2008, a Lipor assumiu voluntariamente o combate às alterações climáticas. Face ao sucesso dos resultados obtidos em 2020, ano no qual reduziu 23,2% de emissões de GEE, foi apresentada uma evolução da estratégia para a década 2030, a Estratégia 4M assente em quatro desígnios:
- Menos Resíduos, apostando na gestão eficiente dos Recursos, privilegiando um modelo circular de Negócios;
- Menos Carbono, potenciando o binómio Carbono – Energia, convergindo para a descarbonização e a transição energética;
- Mais Clima, potenciando o nosso compromisso com a adaptação às alterações climáticas;
- Mais Biodiversidade, incrementando a promoção da biodiversidade no nosso contexto de atividade.
Estas são as bases da Estratégia Lipor 4M, para alcançar a redução de 30% das emissões de GEE até ao ano 2030.