A eficiência energética é uma das componentes essenciais do Sistema de Gestão da Sonae Sierra, tendo permitido reduzir significativamente o consumo de eletricidade dos seus centros comerciais.
No entanto, “consciente de que haveria ainda potencial de melhoria, dado que o consumo energético nos centros comerciais da Sonae Sierra tinha grandes variações, sendo uma pequena parte resultante de fatores locais como o clima, dimensão e horário de funcionamento”, a empresa desenvolveu o projeto Bright, que “utiliza um modelo teórico para definir os níveis de consumo energético ideais para cada um dos seus ativos”, refere o Público.
Este projeto permitiu à Sonae Sierra apontar medidas de melhoria específicas nos seus centros comerciais, reduzindo o consumo energético em todos eles e também a sua pegada ambiental, “mantendo simultaneamente ou até melhorando o nível de serviço aos lojistas e visitantes”.
Os resultados do projeto-piloto no LeiriaShopping foram “bastante expressivos”, considera a empresa. Apesar de ter recebido o certificado de eficiência energética mais elevado (A), foi possível identificar vários desvios ao consumo ideal de energia ao nível de alguns equipamentos, como os refrigeradores e unidades de tratamento de ar. Foram implementadas várias medidas, num investimento de 58 mil euros, monitorizadas localmente durante um ano, permitindo verificar uma redução de 29% no consumo de eletricidade e consequente poupança de 139 mil euros.
Desde o final de 2012 até final de 2015, no âmbito do projeto Bright, foram implementadas medidas de eficiência energética que permitem uma poupança anual de 2,3 milhões de euros, as quais têm, em média, um retorno inferior a um ano. Em 2015, a Sonae Sierra tinha melhorado em 45% a eficiência energética do seu portfólio, face a 2002.
Para além destas iniciativas, “procuramos também incentivar os nossos lojistas a adotar boas práticas ambientais”. Desde 2010 “promovemos um prémio bianual, o Planet Sierra Tenant Award, que visava distinguir as melhores iniciativas dos lojistas no âmbito do desenvolvimento e implementação de boas práticas ambientais”. Em 2014, foi lançado o Tenant Sustainability Benchmarking junto dos lojistas, “que lhes permite obter uma visão geral sobre como as suas lojas se estão a comportar em termos de consumo de energia e água, comparando-as com lojas similares”. A partir dos resultados, a Sonae Sierra pôde ajudar os seus lojistas a traçar metas de redução do consumo de energia e água, aconselhando ainda sobre medidas de boas práticas de baixo ou nenhum custo que podiam ser introduzidas nas suas lojas.