Apelando a um Natal mais sustentável a Lipor implementou uma rede de recolha supramunicipal de óleos alimentares usados na sua área de intervenção – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde -, com o intuito de promover a reciclagem. Um projeto que é resultado de uma parceria entre os municípios, a Lipor e a EGI – Gestão de Resíduos.
“Não há desculpas para não encaminhar corretamente os óleos alimentares usados- Depois de fazer os fritos de Natal, dê-lhes o destino correto. Só há vantagens para todos nós e para o ambiente”, apela a entidade gestora de resíduos.
Até novembro de 2016 foram implementados 347 oleões no domínio público, 163 em compartimentos e 60 em estabelecimentos. Entre os meses de janeiro e novembro deste ano foram recolhidos 79.331,8 litros de óleos alimentares usados para reciclagem, o que permitiu evitar a emissão de 230.34 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. A quantidade de óleo recolhido permitiu um potencial de produção de biodiesel de cerca de 69.049 toneladas.
A EGI – Gestão de Resíduos é a entidade responsável pela recolha e valorização dos óleos alimentares usados, assim como pela manutenção e limpeza dos oleões (contentores para deposição dos óleos alimentares usados).