Estarreja assinala Dia Mundial dos Oceanos com projeto de sensibilização para a correta gestão dos resíduos produzidos
Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, o Município de Estarreja, em as Eco-escolas – Escola Prof. Dr. Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja – está a promover o projeto “O mar começa aqui”, onde desafia os alunos a pintar sarjetas dentro do espaço escolar e na via pública.
Esta ação tem a missão de alertar todos os cidadãos para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito: “Se não forem colocados no local certo, os resíduos poderão ser arrastados pelas águas da chuva e através das sarjetas chegarão aos nossos rios e mar e, inevitavelmente, a nós através da cadeia alimentar”, lê-se numa nota, publicada pelo Município.
O projeto “O mar começa aqui” tem como objetivo: Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e Implementar estratégias de cooperação escolas – autarquias para a promoção da sustentabilidade.
O Município forneceu as tintas, instalação de barreiras e sinalização bem como todo o apoio necessário à realização da atividade.
📸 Em Avanca, os alunos já iniciarem os trabalhos de pintura