O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) abriu, esta quarta-feira, uma nova fase de candidaturas ao act4nature Portugal – Empresas pela Biodiversidade. A iniciativa destina-se às empresas com sede e atividade em Portugal que estejam interessadas em participar na missão comum de proteger, promover e restaurar a biodiversidade.
Ao act4nature Portugal, podem aderir todas as empresas, membro ou não do BCSD Portugal, independentemente da dimensão e volume de negócios.
O BCSD Portugal esclarece, em comunicado, que as empresas que aderirem a esta iniciativa “terão oportunidade de aprender pela ação, identificando riscos e oportunidades; de integrar a ação pela biodiversidade no quotidiano da sua atividade; de mobilizar os seus colaboradores em toda a estrutura organizacional, encorajando uma abordagem ‘bottom-up’; assim como a sua cadeia de valor, e de fortalecer a sua legitimidade empresarial no que respeita à proteção, promoção e restauro da biodiversidade”.
Ao subscreverem o act4nature Portugal, as empresas candidatas terão de assumir dez compromissos comuns, que incidem sobre a obrigatoriedade de, entre outros aspetos, “integrar a biodiversidade na estratégia corporativa”, “promover a integração progressiva da diversidade biológica nas decisões ao longo da cadeia de valor”, “sensibilizar e formar os colaboradores sobre a biodiversidade e a sua relação com as atividades que desempenham” e “reportar publicamente a implementação dos compromissos comuns e individuais”.
No comunicado, o BCSD Portugal acrescenta que, para além destes compromissos comuns, as empresas candidatas terão de definir um conjunto de compromissos individuais alinhados com a atividade que desenvolvem e com uma abordagem orientada para o futuro.
As empresas que se comprometem com o act4nature Portugal contarão ainda, segundo avança o BCSD Portugal, com um ‘advisory board’ especializado, que integra associações empresariais, a Administração Pública, organizações não governamentais de ambiente e a Academia.
O act4nature Portugal foi lançado em 2020, em Portugal, e conta atualmente com 41 empresas aderentes, representantes de mais de 15 setores, como o agroflorestal, o energético, a consultoria, construção, gestão de recursos hídricos, gestão de resíduos e retalho.