“Estamos convictos de que todas as partes vão respeitar os seus compromissos”
O presidente da 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP22), Salaheddine Mezouar, fez esta quarta-feira, algumas declarações sobre a vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.
“Agora que o Acordo de Paris entrou em vigor, todos os países e atores não-estatais, têm a responsabilidade compartilhada de continuar com os grandes progressos alcançados até à data”, começou por dizer o presidente da COP22.
Apesar de Trump considerar as alterações climáticas uma “farsa” e de ter dito que iria cancelar o acordo de Paris, Salaheddine Mezouar mantém uma mensagem de esperança no futuro. “A questão das alterações climáticas está ligada à preservação do nosso modo de vida, da nossa dignidade e do único planeta em que todos vivemos. Estamos convictos de que todas as partes vão respeitar os seus compromissos e manter em curso este esforço coletivo”, destacou.
Referiu ainda que “a presidência continuará com o diálogo e a mobilização, de modo a seguir os progressos já alcançados com todas as partes, num espírito de inclusão e determinação”.