A Axians aceitou o desafio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para ser a empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma digital Reservas da Biosfera de Portugal, agora disponível.
As Reservas da Biosfera, reconhecidas pela UNESCO, são territórios que se distinguem pela singularidade do seu património natural e cultural, e Maria Fernanda Rollo, Coordenadora do Projeto Reservas da Biosfera FCSH, refere que “a grande ambição deste projeto é levar as pessoas a tomarem consciência de que é possível viver em harmonia com a natureza e de que todos podemos contribuir para a valorização das 12 reservas da biosfera que existem em Portugal. Este projeto é muito ambicioso porque envolve a recolha de um grande número de informação e a melhor forma de o comunicar à população”.
Para valorizar as 12 reservas portuguesas da biosfera, com 1.940.212 hectares e que impactam 283.960 residentes, foi desenhada a plataforma digital colaborativa com base num conjunto relevante de dados, ações estratégicas e planos de desenvolvimento, que faz a plataforma funcionar como um espaço de apresentação e valorização das reservas.
Os dados (georreferenciados) disponibilizados na nova plataforma proporcionam um novo olhar sobre o território português, promovendo a sua visibilidade nacional e internacional, e ao mesmo tempo funciona como uma importante ferramenta de tomada de decisão para gestores das reservas e decisores governamentais. A plataforma apresenta as 12 reservas e mais de 350 indicadores ecológicos, económicos e sociais – que vão desde o património natural e cultural, riscos, sustentabilidade à qualidade de vida, entre outros.