O Município de Espinho acaba de dar início a uma nova fase da recolha seletiva de biorresíduos, que prevê a implementação de contentores para resíduos verdes (jardim, podas), disponíveis para a população das freguesias de Silvalde e de Paramos, servindo cerca de 3133 habitações. Estes contentores para resíduos verdes encontram-se identificados, através de sinalética própria, distinguindo-se dos contentores do lixo.
A Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, que conta com o apoio da LIPOR, tem como objetivo reduzir a presença destes resíduos no contentor do lixo, bem como contribuir para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis. Através dos circuitos de recolha seletiva de resíduos verdes, “os cidadãos podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar gratuitamente para recolha através de um sistema específico para cada município”, lê-se numa nota, divulgada à imprensa.
O Município alargou ainda recolha de resíduos alimentares porta-a-porta, ao setor não residencial, tendo em vista cerca de 30 estabelecimentos de restauração. “Este serviço ocorre de segunda a sábado, durante o período da tarde, e, neste momento, já recolhe em mais de 90 estabelecimentos do Município”, refere a mesma nota.