Especialistas norte-americanos vão apresentar relatório sobre áreas ardidas em Portugal
Entre os dias 17 e 28 de outubro, Portugal recebe a visita e trabalho de campo de uma equipa norte-americana de especialistas em recuperação de áreas ardidas (Burn Area Emergency Response – BAER), através da USAID Bureau for Humanitarian Assistance (BHA).
Composta por sete técnicos, nas áreas dos solos, hidrologia e engenharia, a equipa vai colaborar nos processos operacionais de estabilização de emergência em curso nas áreas ardidas de Vila Real e no Parque Natural da Serra da Estrela. “Durante 15 dias, irão apoiar as equipas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade a quem compete a coordenação das intervenções de estabilização de emergência, de reabilitação e recuperação de áreas ardidas no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais”, lê-se numa nota, divulgada à imprensa.
No final da sua missão, os especialistas vão partilhar, com os técnicos e investigadores portugueses de várias instituições, as metodologias seguidas nos Estados Unidos na área da estabilização de emergência, bem como os dados e informação já recolhidos em Portugal.
Segundo o ICNF, a vinda destes técnicos especialistas é totalmente financiada pela USAID dos EUA, e enquadra-se no âmbito do Programa de Intercâmbio de Peritos Internacionais promovido pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF), com o apoio da embaixada Americana em Portugal.