Especialistas debatem os contributos de materiais avançados para a sustentabilidade e a digitalização da indústria tradicional
Como podem os materiais avançados contribuir para a sustentabilidade e a digitalização da indústria tradicional, tornando-a mais competitiva à escala global?
As respostas a esta questão serão dadas num encontro que reúne, na próxima terça-feira, 27 de junho, em Vila Nova de Gaia, diversos profissionais e investigadores. “Sustent(H)abilidade e Materiais Avançados: qual o caminho?” é o nome da iniciativa, que encerra o Projeto Green4Industry, e no qual participará também o antigo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. No evento, organizado pelo CeNTI, será ainda entregue, a uma empresa portuguesa, o Prémio CeNTI Inovação, pode ler-se num nota.
Analisar a importância e o impacto dos materiais avançados na sustentabilidade e na transformação digital das empresas industriais será, assim, o principal assunto de uma mesa de debate que será composta por representantes de empresas de referência a nível nacional e internacional. Além de António Braz Costa, Diretor Executivo do CeNTI, estarão, também, presentes Nelson Ferreira, da Bosch Home Comfort, Luís Marques, da Rangel, João Gomes, da dst group, e João Borga, do COMPETE 2020.
Os especialistas vão abordar a importância e o impacto da integração de materiais avançados no desenvolvimento de produtos e processos de valor acrescentado que permitam às empresas industriais serem mais competitivas e reforçarem o seu posicionamento ao nível da sustentabilidade e transformação digital.
No evento, será conhecido o vencedor do Prémio CeNTI Inovação, uma iniciativa integrada no Projeto Green4Industry que teve como objetivo distinguir uma empresa portuguesa pela dinamização de atividades de inovação, nos domínios da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente, para os setores da Energia, Transporte e Indústria.
No final, serão ainda apresentados os diversos demonstradores desenvolvidos no âmbito do Projeto e que correspondem a cada área de implementação do Green4Industry – Energia, Indústria, Transporte e Investigação e Inovação (I&I).
O evento, que se realiza na próxima terça-feira, no The Baron’s Hall & Gallery, em Vila Nova de Gaia, terá início às 14h00. Apesar de ser gratuito, requer inscrição (www.lkme.pt/uN2sg).
Promovido pelo CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e em linha com o Pacto Ecológico Europeu, o Projeto Green4Industry visa promover e potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, no âmbito da Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, promovendo a Sustentabilidade e Digitalização Inteligente do setor industrial. Para tal, têm sido promovidas diversas ações de demonstração, disseminação e valorização dos resultados da investigação e desenvolvimento, tendo como foco sensibilizar a indústria tradicional para a importância e impacto da integração destes materiais nos processos industriais.
O Projeto, que iniciou em janeiro de 2022, termina neste mês de junho. Foi cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Com um custo total elegível de 376 881,09 euros, teve o apoio financeiro de 320 348,93 euros.