A IGNIS Energia chega a Portugal com um forte investimento ultrapassando os 100GWh produzidos desde 2024, data do início da atividade de Representação e Operação de Centrais de Energias Renováveis nos mercados elétricos portugueses do Operador do Mercado Ibérico de Energia (OMIE).
O nosso território foi a escolha da empresa para dar início ao seu projeto de expansão como agregador de Centrais de Energias Renováveis, com o objetivo de aplicar toda a sua experiência em mercados elétricos e colaborar com os geradores de energia de forma a otimizar a sua participação em mercados de serviços de sistema para aumentar a competitividade dos ativos renováveis.
A IGNIS Energia apresenta um ambicioso plano de expansão no país, no qual se inclui a agregação de mais de 1GW de ativos renováveis até o final de 2025. Atualmente, está a trabalhar com a REN para concluir a habilitação completa nos distintos mercados de serviços de sistema e poder participar em todos os mercados portugueses com centrais renováveis, objetivo que espera alcançar no início do próximo ano.
Em Espanha, o crescimento da empresa tem sido exponencial desde o início da sua atividade, em 2019, com a representação de centrais no mercado elétrico espanhol, conseguindo, nos últimos 5 anos, passar de representar 500MW para mais de 7.500MW de todo o tipo de tecnologia. A IGNIS Energia é um dos principais players em Espanha nos mercados de flexibilidade, sendo a empresa pioneira na Europa na operação de renováveis nos mercados de serviços de sistema, onde se tornou a empresa independente líder em regulação secundária (aFRR) em Espanha.
Santiago Bordiú, CEO da IGNIS Energia, afirmou que “estamos entusiasmados por poder operar no mercado português e trabalhar com a REN e com os produtores de energia para participar no mercado de serviços do sistema elétrico, facilitando assim a crescente integração das energias renováveis”.