A Mastercard, o Banco Sabadell e a EDP já anunciaram a criação, em Espanha, de uma rede de mil postos de carregamento, equipados com tecnologia contactless, com o objetivo de incentivar a utilização de carros elétricos e tornar a Espanha num destino turístico sustentável.
De acordo com as entidades, a tecnologia de pagamento contactless permite resolver alguns dos desafios enfrentados pelo carregamento de carros elétricos em postos de acesso público, nomeadamente a “complexidade da intermodalidade entre operadores”, mas também a “falta de uma experiência de utilização unificada” e a “inexistência de um sistema padrão na realização do pagamento”.
Os primeiros postos de carregamento, operados pela EDP, fabricados pela EFIBAT e com a colaboração da AEDIVE, e da Phoenix Contact, vão ser instalados nas Astúrias e implementados, progressivamente, em todo o país. “Em 2030, em Espanha, serão necessários cerca de 360 mil postos de carregamento de acesso público”, estimam as entidades promotoras do projeto.
De acordo com Paloma Real, CEO da Mastercard Espanha,”a disponibilização de postos de carregamento de veículos elétricos é essencial para dar resposta aos desafios de transição ecológica que as economias enfrentam. Mas para incentivar a sua utilização e competitividade é necessário que estes postos disponham de um sistema de pagamento eficiente, sustentável e inclusivo. Para a Mastercard é uma honra disponibilizar tecnologia EMV contactless nesta iniciativa, cujo objetivo é reforçar a visita a zonas rurais muito merecedoras de atenção em Espanha, ao mesmo tempo que aposta em todo o país como destino turístico”.
Já Javier Martínez, diretor de Mobilidade Sustentável da EDP, salienta que “este é um projeto inovador que se enquadra perfeitamente no Plano Estratégico que a EDP apresentou ao mercado em fevereiro, e cuja linha-chave é o desenvolvimento de serviços ao cliente. O carregamento fácil de veículos elétricos pelos utilizadores sempre foi uma das nossas preocupações, bem como o aumento da infraestrutura de postos. Já trabalhámos nesta linha com a app EDP MOVE ON, na qual estes novos postos de carregamento serão operáveis, bem como em roaming de terceiros. Além disso, podem ser usados com um cartão de crédito e débito, algo que ajudará a uma utilização mais acessível”.
Por seu turno, Pablo Junceda, diretor-geral adjunto do Banco Sabadell e diretor-geral da Sabadell Herrero, afirmou que o Banco Sabadell “contribui com esta ação para acelerar a implementação de uma rede de pontos de carregamento de veículos elétricos, com um sistema de pagamento rápido, ágil e simples, baseado em cartões ou dispositivos móveis”.
O primeiro protótipo de um posto de recarga habilitado com esta tecnologia foi apresentado no âmbito do II Congresso Europeu de Carregamento Ultrarápido de Veículos Elétricos, e contou com com a presença de Sara Aagesen, secretária de Estado da Energia e Enrique Fernández, Ministro da Indústria.